Fale Conosco: +55 27 2121-5656

Notícia

O que é a celulose e quais as suas utilidades

27/11/2019

A celulose é a base para a fabricação de papel. Extraída das árvores, as indústrias também a utilizam para a fabricação de certos tipos de plásticos, vernizes, filmes, seda artificial e diversos produtos químicos. O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de derivados de celulose como, por exemplo, o papel. Florestas de eucalipto são plantadas para a obtenção desta importante matéria-prima.

A celulose é utilizada, principalmente, para fabricar papel. A extração é feita de espécies como eucalipto (65%) e Pinus (31%). A fibra de Pinus é mais longa do que a encontrada no eucalipto e possui também grande resistência mecânica. No Brasil, são 60 empresas de papel e celulose.

Contudo, nem só de papel vive a celulose.  Suas aplicações são gigantescas e bem variadas, sendo utilizada para produzir outros tipos de produtos. Algumas delas são:

Na indústria têxtil, a aplicação mais conhecida está na fabricação da viscose utilizada para fazer tecido.  Já na indústria farmacêutica a celulose é utilizada para revestimento de comprimidos e cápsulas para medicamentos.

Na indústria alimentícia sua aplicação é imensa, indo desde a produção de tripa de celulose para confecção de embutidos (salsichas, linguiças,salames etc) até sua utilização como emulsificantes, espessantes e estabilizantes que entram na composição de alimentos como sorvete, hambúrguer, queijos, entre outros.

E por fim, na construção civil a celulose também é utilizada para a confecção de painéis utilizados para divisórias de ambiente, conhecidos como drywall.

Aqui no Espírito Santo a celulose capixaba é usada até do outro lado do mundo, a celulose do nosso estado é exportada para 86 países. Todo esse processo de produção envolve mais de seis mil pessoas, movimentando a economia em diversos setores.  Especificamente essa celulose capixaba é produzida há mais de 50 anos em Aracruz, no norte do estado.